quinta-feira, 17 de março de 2011

Canção Escrava

     Se eu tivesse minha vontade
     Eu poria esta casa abaixo.
     Deus Poderoso, neste caso, se eu tivesse minha vontade
     Se eu tivesse minha vontade, criancinhas,
     Eu poria esta casa abaixo.


     Esta canção consta como epígrafe da primeira parte do livro de James Baldwin chamado: "e pelas praças não terá nome".
     E deveria estar inscrita nos túmulos de cada um dos líbios que já morreram e que morrerão, ainda, por essa ficção chamada "liberdade", sem a qual certamente somos menos.
    Pode parecer um contra-senso mas Kadafi NÃO cairá pelo mesmo motivo que Mubarak caiu: Os militares.     
      Nunca subestimem os milicos.
      Nunca subestimem os milicos.
      Nunca subestimem os milicos.
     Durante trinta anos eles apoiaram Mubarak. Por esse motivo ele deteve tanto tempo o poder. Quando perdeu seu apoio o povo conseguiu derrubá-lo. Com Kadafi se deu o contrário, pois este ainda tem suas forças armadas ao seu lado. Pobre povo que, no entanto, também é responsável pela sua situação.
      Aproveito-me da epígrafe de Baldwin e parafraseio o meu amigo Carlos Marx:
      - Escravos do mundo todo, uní-vos !
       Porque os há - os escravos - e eles são muitos e cada vez podem menos.
       E cada vez podem menos porque são cada vez mais ignorantes.
       Há a revolta porque a pele sente o que a consciência não entende.Então o povo sofre e acha injusto e se rebela. Mas não compreende. Profundamente não compreende sua própria condição e como chegou até ela.
       Francis Bacon já dizia: " O homem pode tanto quanto sabe".
      Mas tal qual aquele grego que, em pleno dia, procurava um homem honesto com uma vela acesa pelas ruas da cidade, onde encontrar quem queira realmente saber?

Nenhum comentário:

Postar um comentário